Preparação de ficheiros para impressão DTG

DTG (Direct to Garment) ou Impressão Digital Directa em Têxtil

 

Imagem e Vector

 

A Imagem é baseada em pixels, ou seja, a resolução depende de quantos pixels cabem dentro de uma polegada quadrada, ou pontos por polegada (dpi). Quanto maior o dpi, mais clara e melhor é a qualidade da imagem.

Não se pode aumentar uma imagem de baixa resolução! O que se pode fazer é diminuir a sua resolução. Por exemplo, não se pode ter uma imagem de 72 dpi e aumentar para 300 dpi, mas pode ter uma imagem de 300 dpi e diminuir para 72 dpi. Uma imagem de 72 dpi não fornecerá qualidade suficiente para imprimir em uma peça de vestuário porque irá ficar muito pixelizada.

Se tentar fazer com que a imagem fique maior, a resolução irá degradar-se ainda mais. Uma imagem de 300 dpi permite-lhe aumentar as suas dimensões, mantendo uma qualidade decente. É importante lembrar que quanto mais se aumenta uma imagem de baixa qualidade, pior ficará a sua resolução e qualidade.

Há uma exceção em relação à resolução. Se tiver uma imagem com dimensões extremamente grandes, digamos 3,200 x 2,400 pixels, existirão dpi’s suficientes (mesmo se forem 72 dpi’s) e então poderá reduzir as dimensões da imagem e ainda manter uma impressão de alta qualidade.

Usando imagens de alta resolução e grandes dimensões dá-lhe a versatilidade para manter uma impressão de alta qualidade.

 

Vector ou desenho vectorial é feito a partir do Adobe Illustrator ou do CorelDRAW.

Os vectores são criados usando equações matemáticas dentro de pontos, linhas e formas para criar imagens que mantêm a clareza quando escalada para cima ou para baixo sem qualquer perda de qualidade. O vector é extremamente comum e muitos desenhadores preferem usar programas de vetor. Mas a maioria dos softwares para DTG não leem ficheiros em vector. Portanto, deve exportar o seu desenho para um formato de imagem (PNG).

 

Formatos de arquivo

 

Ao salvar o seu desenho para a impressão DTG, a imagem precisará de um plano de fundo transparente. Especialmente no caso de pretender imprimir em roupas escuras com tinta branca. A maioria dos softwares de DTG aceitarão JPG, PNG, TIFF e outros formatos. JPG só é bom em roupas claras quando os desenhos não usem tinta branca, caso contrário, numa peça escura, o plano de fundo do desenho ou da imagem será impresso com tinta branca.

 

Imagem sem fundo branco

 

Deverá salvar ou exportar os seus arquivos como PNG ou TIFF para preservar a transparência.

Recomendamos que salve os seus arquivos de impressão como PNG, pois é um formato universal que permite preservar a transparência e manter a resolução. Para salvar as suas imagens de impressão em Photoshop ou Paint, vá a Arquivo> Salvar como> png. No Illustrator ou CorelDRAW, deve exportar a sua imagem em Arquivo> Exportar> png.

Se está a criar o seu próprio desenho num programa de desenho, certifique-se de que, ao exportar tem uma camada de fundo transparente (parecido a uma grade branca e cinza). Se vê um fundo branco ou colorido em vez da grade de transparência, a impressora imprimirá o fundo de cor sólido nas roupas escuras.

Ao exportar de um programa vectorial, ajuste o tamanho do desenho para as dimensões de impressão aproximadas e exporte como um arquivo PNG a 300 dpi.

 

RGB, CMYK e otimização de arquivos

 

O RGB é um modelo de cor aditivo no qual tons vermelhos, verdes e azuis são combinados para formar uma gama de cores. A entrada RGB é tipicamente usada em dispositivos eletrónicos, TVs, telas de computador, etc. O RGB oferece uma gama de cores maior do que a CMYK.

CMYK é um processo subtrativo que requer um fundo branco usando quatro cores: Ciano, magenta, amarelo e preto. É o processo padrão para a maioria dos processos de impressão digital comuns, e quase todas as impressoras DTG usam CMYK e tinta branca na sua composição. Mesmo que seja esse o caso, é uma boa prática converter a imagem em modo RGB para todos os aplicativos de impressão pelas seguintes razões:

  1. Os tamanhos de arquivo CMYK são aproximadamente 25% maiores do que os arquivos RGB.
  2. A maioria dos filtros e melhorias de imagem estão disponíveis apenas no modo de cor RGB.
  3. A maioria das impressoras requerem o modo de cor RGB assim que, não há nenhuma necessidade de conversão para CMYK. Assim terá cores mais vibrantes com RGB, terá de ter em consideração algumas funções que pode usar para otimizar os seus desenhos ou imagens para a qualidade máxima. As instruções a seguir são úteis para aqueles que trabalham com o Photoshop. No entanto, todas as funções também estão disponíveis no CorelDRAW.

 

Otimização da Imagem:

Recomendamos altamente seguir estas instruções para todos os desenhos antes da impressão:

  1. No Photoshop, vá para Imagem> Ajustes> Cor Seletiva. Altere o menu suspenso “Cores” para “Neutros” e altere todos os valores entre 3 e 8.
  2. Vá para Imagem> Ajustes> Matiz / Saturação e mova o controle deslizante Saturação para a direita. Poderá ser movido para qualquer lugar dentro da faixa 0-45. Mova-o para a direita tanto quanto necessário para saturar suas cores, sem exagerar.
  3. Vá para Imagem> Ajustes> Brilho / Contraste e mova o Contraste para 5. Se tiver uma versão mais recente do Photoshop, verá uma caixa de seleção “Usar legado”; Selecione-o.
  4. Vá para Imagem> Ajustes> Níveis. Mantendo pressionada a tecla Opção, mova o controle deslizante preto do lado esquerdo dos níveis de entrada para a direita até ver pixels pretos na tela. Em seguida, mova o controle deslizante branco do lado direito para a esquerda até ver pixels brancos na tela. Ao fazer isso, estará a ajustar os seus pontos pretos e brancos da sua imagem e ajudará a reduzir qualquer “muddiness” nas cores.
  5. Vá para Imagem> Modo> Cor do laboratório. Abra a paleta Canais e clique no canal Lightness para selecioná-lo. Em seguida, vá para Filter> Sharpen> Unsharp Mask. Mova o controle deslizante de quantidade para a direita. Pode aumentar significativamente a nitidez porque estará a trabalhar apenas com a luminosidade da imagem, não com a cor (ver Figuras 1 e 2). Como você pode ver nas imagens, os valores de cor são muito acima, a imagem é menos enlameada, e visivelmente mais nítida e mais clara.

 

Imagem não otimizada (cores apagados ou sem brilho)

 

Imagem otimizada (cores brilhantes, mais nítido)

 

Resolução da Imagem

 

Uma imagem de 300 dpi é suficiente e também permite a oportunidade de aumentar as dimensões da imagem, mantendo a qualidade ao diminuir o tamanho. É importante lembrar que quanto mais aumentar uma imagem, pior será a sua qualidade.

Há uma exceção em relação à resolução. Se tiver uma imagem com dimensões extremamente grandes, digamos 3,200 x 2,400 pixels, existirão dpi’s suficientes (mesmo se forem 72 dpi’s) e então poderá reduzir as dimensões da imagem e ainda manter uma impressão de alta qualidade.

 

Imagem de baixa qualidade ou pixelada

 

Crie o seu desenho em alta resolução e grandes dimensões de arquivo. Isto dá-lhe a possibilidade de manter uma impressão de alta qualidade. O ideal é 300 dpi. Evite a baixa resolução, ou imagens de pequena dimensão.

Está comprovado que uma imagem grande de baixa qualidade e definição não resultará numa impressão de boa qualidade.

 

Imagem optima

 

Um vector é desenhado a partir do Adobe Illustrator ou do CorelDRAW. Os vectores são criados usando equações matemáticas dentro de pontos, linhas e formas para criar imagens que mantêm a qualidade quando dimensionadas em qualquer tamanho, sem perda de qualidade.

O vector é extremamente comum e muitos desenhadores preferem usar programas de vector. Mas a maioria dos softwares para DTG não leem ficheiros em vector. Portanto, deve exportar o seu desenho para um formato de imagem (PNG).

 

Recapitulação da preparação da imagem para impressão DTG:

 

  • Procure ou crie a sua imagem em alta resolução. 300dpi é melhor OU 72dpi com dimensões de imagem extremamente grandes.
  • Salvar a imagem do Photoshop ou exportar do Ilustrador, para garantir fundo transparente, salve em PNG de preferência.
  • Crie ou converta a imagem em cores RGB.
  • Siga as instruções dos preparativos dos arquivos para obter uma boa impressão.

 

                                                                                  :. Qualquer dúvida,consulta-nos:

                                 Telf: 256 808 218   –  email: geral@printzonedigital.com