Já parou para pensar em quantas t-shirts você perde anualmente por não te explicarem como cuidar delas corretamente? Esse é um problema frequente e pode ser evitado seguindo alguns passos que vamos explicar logo abaixo neste post. Temos certeza que tuas peças e estampagens vão durar muito mais após seguir essas dicas!
Para que suas peças de roupa não fiquem desbotadas, com aspeto de envelhecidas e você perca suas estampagens rapidamente, evite as máquinas de lavar ou então lavagens muito suaves (programa delicado na maquina de lavar e temperatura de 30º). O processo de lavagem das máquinas contribui com o envelhecimento das suas peças, então considere lavar as t-shirts estampadas à mão. A técnica pode ser antiga, mas é eficaz nesse aspeto.
Lembre-se também de virá-las do avesso para que nenhum resíduo de sabão, alvejante ou qualquer outro produto que você use fique acumulado nas suas peças, manchando o tecido e deteriorando sua estampagem.
Se for deixar suas t-shirts de molho, é vital que separe as peças brancas das coloridas para evitar que a tinta do tecido passe de uma camiseta para outra, também causando manchas que serão impossíveis de tirar. Recomendamos que dissolva bem o sabão em pó nesse caso, já que ele também pode ficar acumulado no tecido e você precisará lavar todas as suas camisetas novamente.
Muitas vezes nem nos atentamos ao fato de que a exposição durante muito tempo ao sol só acelera o desbotamento das nossas roupas, mas essa é uma dica preciosa: evite deixar suas t-shirts secando baixo sol, já que isso é a causa de alguns dos maiores motivos de trocarmos nossas peças de roupa: a perda de cor, que dá o aspeto de camiseta envelhecida, seu encolhimento pelo aquecimento das fibras naturais (algodão) e a sensação de rigidez do tecido.
Coloque suas t-shirts para secar na sombra e em locais com grande circulação de vento, assim você garante que suas t-shirts ficarão secas e ainda aumenta a vida útil das cores de suas peças.
Ah, e esqueça a probabilidade de secar suas roupas em máquinas de lavar também! A secagem será tão prejudicial quanto a lavagem, como você já pode imaginar. Nesse caso, o estendal e um clima propício para secagem são seus melhores aliados nessa etapa.
Antes de tudo, verifique seu ferro de passar para que não haja nenhum tipo sujidade ou resíduo na superfície que entrará em contato com a malha. Caso tenha alguma sujidade, faça uma limpeza antes de aquecê-lo para que suas peças não fiquem manchadas.
Com o ferro limpo, vire suas t-shirts do avesso antes de passá-las para garantir que o ferro em alta temperatura não danifique o tecido e as suas estampagens fique rachada ou danificada em lavagens futuras. Você também deve conferir a temperatura e as instruções de lavagens indicadas na etiqueta das suas peças, assim não correrá o risco de queimar seu tecido.
Pronto! Você já pode passar as suas camisetas, dobrá-las e guardar no seu armário.
Seguindo essas dicas, você fará com que suas peças e estampagens durem por muito mais tempo e não fiquem com uma cara envelhecida logo nas primeiras lavagens. Além de claro, contribuir positivamente com seu bolso pela poupança e pelo ambiente que a longo prazo esses cuidados trazem!
Separamos também uma tabela com todos os símbolos que costumam vir nas etiquetas para que você se torne mestre na hora de identificar o que cada um significa. Confira abaixo: