VAREJISTAS: 3 COISAS QUE PODEM PREJUDICAR SUA REPUTAÇÃO E COMO GERENCIÁ-LAS

Vinte anos atrás, os consumidores recorriam a seus familiares e amigos em busca de conselhos. Agora, eles estão recebendo conselhos on-line de milhares, senão milhões, de estranhos espalhados pelo mundo.
E o mínimo que se pode dizer é que uma reputação pode ser arruinada com apenas alguns cliques do mouse, com um impacto colossal – às vezes fatal – no facturamento.

 

Aqui estão 3 coisas a serem observadas para evitar cair no inferno dos danos à reputação.

 

#1 CLIENTES INSATISFEITOS

                               

 

Longe vão os dias em que os clientes frustrados simplesmente gritavam sua indignação no departamento de pós-venda. Hoje em dia, a menos que suas queixas sejam atendidas rapidamente, eles expressam sua raiva na internet.

 

Esta é uma notícia muito negativa, considerando que, de acordo com o instituto de pesquisa francês IFOP, 3 em cada 4 consumidores leem as avaliações dos clientes antes de comprar online.

 

Dica: certifique-se de vender apenas produtos e serviços de qualidade e, se houver algum problema, chegue a um acordo amigável. Um problema acabou de ser relatado? Justo! Peça desculpas e imediatamente sugira um reembolso, ofereça-se para trocar as mercadorias ou encontre outra opção satisfatória.

 

#2 AVALIAÇÕES ON-LINE
                         

 

Um número crescente de sites – possivelmente até o seu – permite que os clientes analisem os produtos e serviços oferecidos. O que quer que você sinta sobre isso, não há como fugir disso. Um dia, um cliente, ou mesmo um concorrente ciumento, fará uma crítica negativa ou deixará um comentário negativo.Dica: não apague esses comentários negativos caso tenham sido postados em sua própria plataforma!

 

 

Em 95% dos casos, se você fizer isso, perderá a confiança dos próprios pôsteres, de acordo com o Trustpilot.

 

Dito isto, também não os ignore. Aproveite esta oportunidade para mostrar a sua boa vontade. Publique uma breve resposta e convide o cliente a entrar em contato diretamente com você para encontrar uma solução.

 

#3 SUA MARCA CORPORATIVA
                         

 

Sua marca tem reputação de fornecer produtos sustentáveis, éticos e/ou locais? Caso contrário, um número cada vez maior de consumidores certamente não o reconhecerá. Essa tendência já estava em alta, mas a pandemia de Covid-19 só acelerou: 6 em cada 10 pessoas relatam que agora estão comprando com mais responsabilidade, segundo a Accenture.

 

Dica: tome medidas concretas para reduzir sua pegada social e ambiental e comunique sobre isso. Mas cuidado com um burburinho ruim – nada de greenwashing! Em vez disso, concentre-se na transparência.

 

Resumindo, não deixe que outras pessoas construam sua reputação online para você.

 

Como varejista, dê o primeiro passo, por exemplo, preferindo rotineiramente a qualidade e a sustentabilidade.

 

Por exemplo, a coleção de roupas da B&C ou Stanley Stella  Junto com a Print Zone vão-te ajudar.