Quer se trate de gráficos, logotipos ou slogans, a impressão têxtil é um empreendimento artístico que combina criatividade e alguma experimentação. Depois de ajustar seu design e suas cores para obter o melhor impacto, você deseja garantir um ótimo resultado ao imprimi-lo em uma peça de roupa. Para fazer isso, você realmente precisa entender a relação entre impressão e tecido para obter a qualidade e a durabilidade de que precisa.
Aqui estão as 3 principais coisas que você precisa considerar depois de ter seu design.
Os tecidos podem ser classificados em 3 categorias principais: naturais, sintéticos ou uma mistura entre os dois. Ao escolher em qual tecido imprimir, primeiro você precisa decidir para que será usado, pois todos os tecidos têm seus prós e contras.
Tecidos naturais como o algodão são respiráveis e macios para a pele, mas podem reter a umidade, enquanto tecidos sintéticos como o poliéster absorvem a umidade e são, portanto, perfeitos para todos os tipos de roupas esportivas. As misturas adicionam uma dinâmica interessante a qualquer roupa, combinando as vantagens das fibras naturais e sintéticas, com o poliéster adicionando resistência à roupa, enquanto o algodão melhora a absorção.
Algodão e poliéster agora também estão cada vez mais disponíveis em variedades mais sustentáveis, como algodão orgânico ou Better Cotton e poliéster reciclado. Essas opções têm as mesmas propriedades de suas contrapartes tradicionais, são igualmente fáceis de decorar.
Por isso, antes de começar a imprimir tenha claro onde, como e por quem sua peça será usada para que você faça a escolha certa do tecido.
É importante lembrar que nem todos os tecidos são criados iguais. Como tudo, sejam naturais, sintéticos ou mistos, os tecidos vêm em uma variedade de qualidades. A reprodução visual de qualquer desenho será degradada se for impresso em um tecido com superfície áspera.
Para obter o melhor resultado, seja qual for a técnica de impressão que planeja usar, certifique-se de que sua roupa tenha uma superfície lisa com um toque macio, como algodão torcido, por exemplo. Isso garantirá que a tinta continue suavemente e penetre melhor, dando à sua impressão uma aparência uniforme e vibrante.
A roupa que você imprime é a sua tela, ela precisa refletir a qualidade do seu design!
Reserve um tempo para escolher a técnica de impressão que aprimorará seu design e o fará durar. Dependendo do tipo de tecido que pretende imprimir, do número de peças que pretende imprimir e, claro, do seu orçamento, cada um tem os seus prós e contras.
Também existem outras técnicas, como a impressão de vinil recortada por ploter, que pode funcionar para tiragens muito pequenas de designs simples. Sempre faça sua pesquisa para descobrir o que é melhor para o seu projeto.