AS 3 CHAVES PARA OBTER O MELHOR RESULTADO DE IMPRESSÃO

Quer produzir peças de vestuário com desenhos estampados?

Quer se trate de gráficos, logotipos ou slogans, a impressão têxtil é um empreendimento artístico que combina criatividade e alguma experimentação. Depois de ajustar seu design e suas cores para obter o melhor impacto, você deseja garantir um ótimo resultado ao imprimi-lo em uma peça de roupa. Para fazer isso, você realmente precisa entender a relação entre impressão e tecido para obter a qualidade e a durabilidade de que precisa.

Aqui estão as 3 principais coisas que você precisa considerar depois de ter seu design.

#1 O TECIDO CERTO

Os tecidos podem ser classificados em 3 categorias principais: naturais, sintéticos ou uma mistura entre os dois. Ao escolher em qual tecido imprimir, primeiro você precisa decidir para que será usado, pois todos os tecidos têm seus prós e contras.

Tecidos naturais como o algodão são respiráveis ​​e macios para a pele, mas podem reter a umidade, enquanto tecidos sintéticos como o poliéster absorvem a umidade e são, portanto, perfeitos para todos os tipos de roupas esportivas. As misturas adicionam uma dinâmica interessante a qualquer roupa, combinando as vantagens das fibras naturais e sintéticas, com o poliéster adicionando resistência à roupa, enquanto o algodão melhora a absorção.

Algodão e poliéster agora também estão cada vez mais disponíveis em variedades mais sustentáveis, como algodão orgânico ou Better Cotton e poliéster reciclado. Essas opções têm as mesmas propriedades de suas contrapartes tradicionais, são igualmente fáceis de decorar.

Por isso, antes de começar a imprimir tenha claro onde, como e por quem sua peça será usada para que você faça a escolha certa do tecido.

#2 A QUALIDADE CERTA

É importante lembrar que nem todos os tecidos são criados iguais. Como tudo, sejam naturais, sintéticos ou mistos, os tecidos vêm em uma variedade de qualidades. A reprodução visual de qualquer desenho será degradada se for impresso em um tecido com superfície áspera.

Para obter o melhor resultado, seja qual for a técnica de impressão que planeja usar, certifique-se de que sua roupa tenha uma superfície lisa com um toque macio, como algodão torcido, por exemplo. Isso garantirá que a tinta continue suavemente e penetre melhor, dando à sua impressão uma aparência uniforme e vibrante.

A roupa que você imprime é a sua tela, ela precisa refletir a qualidade do seu design!

#3 A TÉCNICA CERTA

Reserve um tempo para escolher a técnica de impressão que aprimorará seu design e o fará durar. Dependendo do tipo de tecido que pretende imprimir, do número de peças que pretende imprimir e, claro, do seu orçamento, cada um tem os seus prós e contras.

  • Acredita-se que a serigrafia (também chamada de serigrafia ou serigrafia) seja o método mais antigo de impressão de roupas e ainda é o mais popular graças ao resultado de alta qualidade alcançado pelos altos níveis de absorção de tinta. A configuração da impressão demora um pouco e há limites para o número de cores que podem ser usadas. Portanto, é mais adequado para grandes tiragens de designs vívidos. Os resultados são qualitativos e duráveis.
  • A impressão Direct-to-Garment é um método cada vez mais popular para a impressão de vestuário, pois é mais fácil e mais rápido do que a serigrafia. Como o nome sugere, ele é conduzido por designs gerados por computador e fornecerá ótimos resultados mesmo para os gráficos mais complexos contendo muitas cores. É ideal, por exemplo, para impressão em cores de altíssima qualidade de imagens fotográficas diretamente em camisetas, moletons ou camisas polo. Tecidos de algodão são mais adequados para impressão DTG, mas tecidos mistos com superfície externa de algodão também oferecem bons resultados, pois são resistentes à lavagem e, portanto, duráveis.
  • A impressão por sublimação de tinta é um processo pelo qual a tinta é transformada em gás com o calor e, quando transferida para a roupa, volta a ser sólida. Este processo não deixa outra camada sobre a roupa, o que significa que as estampas de sublimação costumam durar mais sem desbotar, rachar ou descascar. No entanto, nem todos os tecidos são adequados para sublimação, portanto, tome cuidado ao fazer sua escolha de roupa. Existem seis tipos principais de tecidos que podem ser sublimados: Poliéster, Nylon, Rayon, Spandex, Acrílico e Lycra.
  • A transferência de calor é muito semelhante à impressão por sublimação, mas esses dois processos de impressão de roupas usam reações químicas diferentes para aplicar designs ao vestuário. Ao contrário da impressão por sublimação, o processo de transferência de calor usa uma prensa térmica para empurrar a tinta sólida ou líquida para a roupa. Esse processo deixa uma camada adicional em cima da roupa que pode se desgastar com o tempo. Embora seja uma maneira fácil de aplicar gráficos complexos e coloridos, como imagens fotográficas, é menos durável.

Também existem outras técnicas, como a impressão de vinil recortada por ploter, que pode funcionar para tiragens muito pequenas de designs simples. Sempre faça sua pesquisa para descobrir o que é melhor para o seu projeto.

 

 

Depois de ter seu design, você decidiu em que tipo de roupa imprimir e como, você precisa encontrar o estilo que atenda às suas necessidades – o tecido certo, a qualidade certa e, principalmente, o ajuste e o corte para atender às suas ambições. .

Lembre-se, se você leva a sério a impressão em roupas, a qualidade é tudo!

Precisa de ajuda? Consulte-nos!